Tudo que você precisa saber sobre o mecanismo de video entrevista!

0

Com o avanço tecnológico, algumas coisas passaram a facilitar o dia a dia dos recrutadores, como por exemplo a entrevista por vídeo. Este recurso ajuda a otimizar o processo de contratação, que na maioria das vezes é longo e requer muitos esforços, além de reduzir a carga operacional e os custos do processo de contratação.   

 

Há duas formas de fazer uma entrevista por vídeo, as videoconferências e as entrevistas gravadas. Confira a diferença e vantagens dessas duas opções!

 

Como funciona a entrevista por vídeo? 

 

Os dois tipos de vídeo entrevistas otimizam o processo de contratação e ganham muito tempo para o setor de RH da empresa. A escolha de qual desses dois recursos utilizar dependerá do objetivo dos contratantes, ou podem ser usadas no mesmo processo seletivo. Um como triagem e outro como entrevista final. Veja qual entrevista por vídeo ajudará mais a sua empresa! 

 

Videoconferência

 

Após a triagem inicial de currículos dos candidatos, o próximo passo no processo seletivo é a entrevista. É nessa parte, que há uma avaliação mais direta do profissional por parte do RH. 

 

As entrevistas em formato de videoconferência se assemelham com as tradicionais. Assim como no processo presencialmente, essa etapa será uma conversa entre recrutador e candidato, a diferença é que será por chamada de vídeo. Esse recurso ajuda para uma seleção mais rápida e eficiente, podendo ser feita com vários candidatos ao mesmo tempo por diferentes profissionais do setor, já que as entrevistas ficarão gravadas e poderão ser analisadas por todos. 

 

Entrevistas Gravadas

 

As entrevistas gravadas são diferentes dos processos de seleção tradicionais. Este recurso funciona da seguinte forma: o candidato tem acesso às perguntas do recrutador e, com um tempo pré determinado, deve responder a cada uma delas em uma gravação de vídeo.

 

São perguntas curtas e precisas que podem ser respondidas rapidamente. Esse recurso otimiza o processo e pode ser uma ótima opção de triagem. Além de ser prática para que várias profissionais possam avaliar o mesmo candidato em momentos diferentes. 

 

O recrutador deve enviar, de forma automatizada, as condições desta entrevista gravada para todos os candidatos por e-mail ou plataformas especializadas neste segmento.  Neste contato, terá todas as instruções e o acesso para realizar a entrevista, as questões que o candidato responderá, além de especificar o prazo definido para cada resposta e outras questões importantes. 

 

 Vantagens das entrevistas por vídeo 

 

As entrevistas por vídeo facilitam o dia a dia dos recrutadores e dos candidatos. Elas evitam a locomoção das duas partes ao local do processo seletivo, custos com transportes e poupam esforços dentro do setor de RH da empresa.

 

Com a seleção online, o alcance da vaga é muito maior. Por isso, a empresa poderá ter contato com candidatos qualificados de outras cidades.

 

As entrevistas gravadas ainda têm mais um ponto positivo: evita atrasos com problemas de conexão entre recrutador e candidato, já que será tudo gravado. 

 

Um fator que ajuda os profissionais de RH é que as perguntas serão as mesmas para todos os candidatos. Isso diminui a chance do recrutador esquecer alguma pergunta importante, assim a avaliação será mais justa, rápida e eficaz.

 

Outra vantagem importante para a empresa, é que tanto nas entrevistas por videoconferência tanto nas gravadas, é possível compartilhar as filmagens com toda a equipe de RH para comparar as entrevistas. 

 

Como a empresa deve se preparar para realizar entrevistas por vídeo

As entrevistas por vídeo são práticas, porém precisam de preparo tanto para o candidato quanto para o contratante. 

É preciso de bons equipamentos, como computador e internet para não interferir nas videoconferências. E o principal: organização. 

A empresa precisa se organizar muito bem para atender diversos candidatos, não perderem nenhum vídeo e mandar as instruções para todos de forma correta. Para auxiliar neste processo, há plataformas que se encarregam de intermediar este contato e facilitar a seleção.  

 

h2: Como o candidato deve se preparar para as entrevistas por vídeo

O processo mudou, mas a forma de se preparar continua a mesa. Não é porque a entrevista será online que os cuidados com vestuário, pontualidade entre outros, serão diferentes. Este recurso facilita a vida dos candidatos porém requer uma preocupação a mais: local apropriado para a gravação ou entrevista. 

O segredo é ver esta situação como uma entrevista tradicional. Isso te ajuda a manter a postura e seriedade.

 

Como foi dito, o local para a entrevista não pode ser qualquer um. Escolha lugar com fundo neutro, silêncio e tranquilidade.Garanta que nenhum animal de estimação ou criança entrará como participação especial.

Se quiser ou precisar de mais dicas, você pode procurar por uma empresa de recolocação profissional que te ajudem na preparação para o novo emprego.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.