Como evitar a violência ao internar um dependente químico

0

Sabemos que lidar com um dependente químico não é nada fácil, portanto, paciência, dedicação e apoio são pontos essenciais para lidar com esse tipo de problema em um dependente químico. 

 

Muitas vezes os usuários vão ter recaídas e dar muito trabalho para sua família, porém é essencial manter a paciência e evitar brigas e discussões. 

 

A dependência química é considerada uma doença que não tem cura, porém tem tratamento para que o ex dependente não caia na vida que tinha novamente.

 

Embora conviver com um dependente químico seja desgastante, é uma fase que precisamos passar por cima com muita paciência. 

 

O primeiro passo a se fazer quando se descobre um dependente químico em sua família é chamar-lo para uma conversa séria, sem julgamentos e discussões. Apenas busque elaborar um diálogo saudável, ouvir o que o dependente químico tem a dizer e ofereça solluções para que saia dessa situação.

 

Mostre ao dependente químico que ele não está sozinho e tem com quem contar! No fundo, ele tem vergonha de sua situação, por isso é tão difícil que o paciente ajuda aceite. Também, na maioria dos vezes, a doença já está tão anoterais que ele não percebe que precisa de ajuda e acha que está tudo bem com ele, mesmo sendo evidente que não está.

 

Mostrar ao dependente seu estado, e fazer-lo entender que sua saúde está em risco é uma tarefa difícil, mas que no final, é para um bem maior.

 

Como ajudar um dependente químico sem interná-lo 

Você pode começar mostrando que a vida pode ser boa sem o uso de drogas! O dependente vive em um ciclo vicioso, onde as drogas proporcionam uma felicidade momentânea, já que na maioria das vezes são frustrados e depressivos.

 

A frustração geralmente acontece por conta de não conseguirem realizar suas metas e objetivos de vida. Chega um momento da doença em que o dependente químico já está vivendo pela droga, passando a não tomar banho, não aparecer em sua própria casa, e principalmente não conseguir olhar os olhos em uma conversa, pois estão tomados pela vergonha de sua situação.

 

Por isso orientamos não discutir e nem julgar uma pessoa que se encontra nessa situação. Isso só tende a piorar. 

 

Leve a pessoa há passeios, proporcione novas experiências, novas amizades e novos ares! Assim ela verá que a vida pode sim ser boa sem o uso das drogas. Outra coisa que pode ser ajudá-la e muito, é levar-la ao terapeuta semanalmente.

 

A terapia vai ajudá-lo a entender sua situação, os motivos para a situação chegar nesse ponto, que são as suas mágoas mais profundas e como lidar com elas, e principalmente, como lidar com seu vício e superá-lo!

 

Porém se a sua ajuda, junto da família e terapia não for suficientes, talvez seja necessário internar o usuário em uma clínica de reabilitação, com aconcordância de toda a família.

 

Essa é uma decisão extremamente difícil para as famílias, mas há momentos em que não resta outra opção, a não ser a mais drástica.

 

Como evitar a violência ao internar um dependente químico

Sabemos que o uso da violência não é favorável a nenhum tipo de situação, não é mesmo? Portanto, no triste momento da internação de um dependente químico, a violência se faz necessária em alguns casos, já que na maioria das vezes o usuário não concorda com sua internação, e a decisão foi tomada por sua família.

 

Mas pode ser que a família consiga fazer com que o usuário seja internado sem a necessidade de violência! Se houver um bom diálogo antes, que faça ele entender a sua situação e que a internação será boa para ele, é muito, mas muito difícil conseguir fazer isso, mas talvez ele vá sem resistir! Por isso o diálogo deve ser saudável, sem brigas ou julgamentos! Não o faça sentir-se um problema ou algo do tipo.

 

Conclusão

Dessa forma, concluímos que lidar com um dependente químico está longe de ser fácil, e que a situação é muito desgastante. Porém, o dependente químico de sua família ali, lhe dando apoio independente de sua situação! Não desista de ajudá-lo no primeiro obstáculo que aparecer. Ele precisa de você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.