O que é segurança privada?

0

O que é segurança privada?

 

As diversas polícias do país fazem parte da estrutura do estado. Esses órgãos são chamados a garantir a segurança dos cidadãos. Suas ações devem ser entendidas no contexto da segurança pública, ou seja, de toda a população. Em contraste com este modelo temos a segurança privada.

 

Tanto a segurança pública quanto a privada são desenvolvidas em uma área regulatória específica. De uma forma geral, convém referir que, na sua dimensão pública, a segurança está ao dispor dos cidadãos, enquanto a segurança privada faz parte daqueles que podem pagar pelos serviços adicionais. Geralmente, as pessoas envolvidas na segurança privada são conhecidas como guardas ou guardas de segurança e têm certas funções e treinamento específicos.

 

Recursos de segurança privada

Na maioria das vezes, os seguranças particulares praticam os seguintes serviços: monitoramento de estações de metrô, empresas privadas, condomínios, serviços de escolta, vigilância noturna em instituições de qualquer tipo, etc.

 

Como critério geral, um segurança privado deve tentar prevenir qualquer tipo de crime e proteger a integridade física das pessoas, bem como seu patrimônio no trabalho.

 

Quanto ao conhecimento dos especialistas em segurança privada, este inclui várias disciplinas: direito penal, processos judiciais, psicologia, uso de armas, legítima defesa, entre outros. As pessoas que exercerem esta atividade devem passar por testes psicotécnicos e obter autorização do Estado, que lhes permite o exercício de suas atividades como vigilantes privados.

O que é segurança privada?

Discussão sobre segurança privada

Existem controvérsias em muitos países sobre segurança privada, principalmente no que diz respeito às empresas e profissionais envolvidos nesta atividade. O debate social apresenta aspectos potencialmente conflitantes:

 

1) o uso de armas;

 

2) treinamento recebido pelos profissionais;

 

3) a situação social e trabalhista dos guardas;

 

4) a complexidade de delimitar suas funções no âmbito da lei;

 

5) casos de abuso de autoridade entre os guardas.

 

O setor de segurança privada tem sido criticado por diversos motivos. Por um lado, os guardas passam a ser forças semi policiais, ou seja, polícias paralelas, o que cria uma certa tensão entre os dois modelos de segurança. Por outro lado, a segurança privada está se tornando um instrumento de limitação dos direitos e liberdades dos cidadãos.

 

Continue lendo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.