Qual a diferença de seguro saúde e plano de saúde?

0

No Brasil, atualmente, o acesso à saúde é um direito de todo cidadão e é obrigação do Estado fornecer esse amparo a população. 

 

Entretanto, a rede pública não vem atendendo essa demanda. 

 

Dessa forma, vemos hospitais com filas enormes, demora no atendimento e decadência na qualidade dos serviços públicos.

 

Diante da realidade do país, ter um plano de saúde é um atributo atraente e importante para quem não quer ter futuras preocupações com despesas médicas e hospitalares, se houver necessidade. 

 

Afinal, tratamentos de qualidade e exames são possíveis gastos para qualquer indivíduo.

 

Investir na saúde é necessário para assegurar uma melhor qualidade de vida, pois prevenção e cuidado são os melhores caminhos para nos proteger em qualquer idade. 

 

Assim, aliar-se a seguro saúde e planos de saúde, como o plano de saúde samoc, é garantir suporte para condições básicas e necessidades a qualquer momento.  

 

Os objetivos dos planos de saúde e seguro-saúde são muito parecidos, como por exemplo, prestar auxílio médico e hospitalar aos seus consumidores. 

 

Entretanto, possuem algumas diferenças em seus contratos e benefícios, além do valor cobrado, que normalmente é menor no seguro saúde.

O que é seguro saúde?

Em análise, o seguro saúde é a prestação de assistência médica em casos somente de necessidade, o indivíduo primeiro realiza o procedimento ou consulta e depois solicita o pagamento da seguradora, que reembolsará os gastos parciais ou integrais recorrente no contrato.   

 

De antemão, no seguro saúde o cliente pode escolher seu atendimento a hospitais e profissionais que não estejam conveniados para prestação de seus serviços, pois geralmente, a instituição não possui uma rede de assistência.

 

Dessa maneira, o usuário decide em qual opção melhor se encaixa o seu tratamento e a devolução procederá as indicações e regulamentação do contrato adquirido. Entretanto, o plano funciona como um seguro tradicional, então varia de acordo com a amplitude do tratado, ou seja, as mensalidades são cobradas a partir da possibilidade de futuros custos.

 

O seguro saúde adere às vantagens em relação ao custo e benefício, pois é personalizado de acordo com os serviços que efetivamente serão usados, e quando utilizados pelo consumidor.

 

Ademais, possui também maior flexibilidade, uma vez que possibilita elaboração de um plano conveniente e apropriado para as demandas do usuário, pois são estruturados por vários módulos de cobertura que são escolhidos para melhor atender o comprador.

O que é plano de saúde?   

A princípio, o plano de saúde é um conjunto de serviços fornecidos por empresas particulares que procuram dar assistência médica, hospitalar, entre outros. 

 

Mediante a uma rede de atendimento que engloba seus próprios hospitais e funcionários, o cliente é atendido por um contratado cadastrado.

 

As empresas privadas desse setor, possuem diversos tipos de cobertura e suas abrangências variam dependendo da corporação escolhida para agregar o plano de saúde.

 

Então o cliente é limitado em sua escolha de atendimento, mas em contrapartida tem os serviços garantidos sem taxas extras no final do mês.

 

Sobretudo, todos os benefícios do plano são estabelecidos em um contrato de acordo assinado pelo cliente. 

 

Então o mesmo tem acesso apenas ao que o pacote adere, ou seja, se um tratamento não estiver incluso, as despesas são arcadas pelo próprio usuário sem vínculo com a empresa.

 

O plano de saúde possui várias vantagens, dentre elas, podemos citar a praticidade e a cobertura completa no atendimento, pois muitas vezes, inclui especialidades como: acesso a laboratórios, clínicas, psicólogos, nutricionistas, entre outros, dentro de um único pacote. 

 

Para garantir melhor adequação de seus clientes, os planos são divididos em várias modalidades, como por exemplo: empresarial (atende os funcionários de uma empresa e é cobrado dentro do pagamento do mesmo, com menos burocracia e menor preço), coletivo (aderido por pessoas, geralmente, de uma mesma corporação), individual e familiar.

Conclusão

Destarte, as necessidades do consumidor guiam a ascensão de um plano de saúde ou seguro saúde. 

 

Assim, para aqueles que desfrutam de um acompanhamento frequente ou necessitam de consultas periódicas ao médico ou especialista, o plano de saúde acaba sendo mais viável e atrativo. 

 

Em contrapartida, se o cliente não costuma ir ao médico periodicamente e precisa de apenas alguns serviços, o seguro saúde pode ser mais econômico e prático.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.