Sabonete de enxofre para acne: confira os benefícios desse produto!

0

O sabonete de enxofre é um dos produtos mais recomendados por dermatologistas quando o assunto é o combate da acne.

Isso porque seu principal composto – o enxofre – pó amarelo de odor forte e um tanto desagradável tem propriedades anti-inflamatórias, adstringentes, desintoxicantes e desinfetantes.

Saiba aqui tudo sobre o uso do sabonete de enxofre para a acne!

O que é e pra que serve o sabonete de enxofre?

Esse sabonete tem como principal ingrediente o enxofre, uma substância extremamente útil para a pele, quando utilizado na concentração correta para as suas necessidades.

Apesar de algumas mulheres torcerem o nariz para o sabonete de enxofre por ser muito forte, ele é ideal para controlar o sebo de peles oleosas. Possui ação queratolítica, queratoplástica, antisséptica e secativa, sendo efetiva no tratamento de diversos problemas dermatológicos, como a caspa, a seborreia e principalmente, a acne, já que atua controlando a oleosidade da pele.

A concentração usada varia de 2% a 10% e é possível encontrar diversas marcas em farmácias e perfumarias, com preços bastante acessíveis.

Como é a atuação do sabonete de enxofre para tratamento da acne?

A acne é um problema de pele bastante comum. Apesar de ser mais frequente em adolescentes – devido ao aumento da atividade hormonal da puberdade – ela também incomoda na idade adulta.

Ela é causada pelo acúmulo de sebo e bactérias que inflamam e obstruem os folículos da pele, por isso, o sabonete de enxofre é muito efetivo para o tratamento dessas lesões.

O sabonete de enxofre possui propriedades adstringentes que absorvem a gordura e secam a pele. Além disso, tem uma leve ação esfoliante que elimina as células mortas que obstruem os poros, remove impurezas e deixa a pele mais limpa.

Além do enxofre, esses sabonetes costumam conter outros ingredientes em sua composição, como o ácido salicílico, o álcool isopropílico e o peróxido de benzoíla, que ajudam a matar as bactérias da acne, reduzir a inflamação e diminuir a produção de sebo, evitando o aparecimento de novas espinhas.

Como usar o sabonete de enxofre para acne?

Antes de usar o sabonete de enxofre para acne, é importante ler as instruções do sabonete que você comprou. Como dissemos anteriormente, existem diversas marcas disponíveis no mercado, com enxofre em diferentes concentrações e ingredientes adicionais em sua composição.

Nem todo sabonete de enxofre deve ser utilizado todos os dias. Isso por que se o sabonete for muito forte, ele pode deixar a pele ressecada e repuxando, e o pior, pode causar o famoso efeito rebote, deixando a pele ainda mais oleosa do que antes do tratamento.

Portanto, a indicação de uso é de uma vez ao dia para sabonetes mais suaves, no entanto, se a concentração de enxofre do seu sabonete for alta, ele deve ser utilizado apenas de 2 a 3 vezes por semana.

O processo de lavagem é bem simples, basta molhar o rosto com água, passar o sabonete suavemente pela pele e enxaguar com água abundante, removendo o produto por completo. Depois é só secar com uma toalha e prosseguir com a sua rotina de beleza diária, com os demais produtos que você costuma utilizar.

Contraindicações e possíveis efeitos colaterais

O sabonete de enxofre pode ser utilizado em peles mistas e oleosas, mas não é indicado para pessoas com pele seca. Além disso, também não deve ser utilizado em crianças e pessoas alérgicas à aspirina.

Em peles mais sensíveis, o sabonete de enxofre pode causar alguns efeitos secundários como vermelhidão, inchaço e prurido. Depois de vários usos, a pele pode descascar ou descamar. Estes efeitos não costumam ser graves, no entanto, se você sentir dor ou inchaço grave deve suspender o uso do produto e consultar um médico imediatamente.

O uso do sabonete de enxofre para acne é simples, barato e efetivo no combate a essas lesões. Combinado com outros tratamentos e produtos para acne, ele pode trazer ótimos resultados. No entanto, é sempre importante consultar um dermatologista antes de iniciar qualquer tratamento, por mais simples que ele seja. Portanto, não deixe de consultar o seu.

Você já usou sabonete de enxofre para acne? Compartilhe a sua experiência com o produto nos comentários!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.