Acne

Benzac: Tudo sobre esse produto para tratamento da acne

Benzac

Se você sofre com a ocorrência de acnes, provavelmente já ouviu falar sobre o Benzac.

Mais uma pomada em gel com peróxido de benzoíla, este medicamento promete eliminar a acne com seu uso regular.

Ainda não conhece este produto? Então leia este post e saiba o que é o Benzac, quais suas indicações de uso, cuidados na aplicação e muito mais. Confira!

O que é Benzac?

O Benzac é um medicamento em forma de pomada gel indicado para o tratamento tópico de acne vulgar leve a moderada.

Possui em sua composição o peróxido de benzoíla – ativo com características oxidantes, antibacterianas e ceratolíticas – famoso no combate de acnes, cravos e espinhas.

O peróxido de benzoíla atua combatendo a Propionibacterium acnes, principal bactéria causadora da acne e, consequentemente, reduzindo o processo inflamatório, quantidade e tamanho dessas lesões cutâneas. Além disso, tem efeito secativo, atua controlando a oleosidade da pele, reduzindo os poros dilatados e o surgimento de novas espinhas e cravos.

O Benzac está disponível em três diferentes concentrações de peróxido de benzoíla: 2,5%, 5% e 10%, e sua escolha depende do nível de sensibilidade da pele, gravidade das lesões, entre outros fatores.

Como utilizar o Benzac?

O uso de Benzac é bastante simples. Primeiramente é preciso lavar o rosto com água e sabonete neutro e secá-lo completamente. Depois é só aplicar uma camada fina do produto sobre toda a área afetada pela acne (não somente sobre a lesão), uma ou duas vezes por dia.

Para quem nunca usou o medicamento, é recomendável começar com a versão de menor concentração de peróxido de benzoíla (2,5%) e aplica-la apenas uma vez ao dia, a fim de diminuir o risco de descamação, vermelhidão e irritações cutâneas.

Além disso, começar com concentrações mais baixas permite que a pele vá se adaptando ao medicamento progressivamente, já que o tratamento costuma durar de 8 a 12 semanas.

Contraindicações, cuidados e possíveis efeitos colaterais

O uso do Benzac é contraindicado para pessoas com histórico de hipersensibilidade ao peróxido de benzoíla ou qualquer outro componente da fórmula. Além disso, não deve ser utilizado por gestantes, lactantes e menores de 12 anos.

Durante o tratamento com Benzac é comum ocorrerem alguns efeitos colaterais como descamação da pele e irritação, mas ela é passageira e deve cessar em alguns dias. A pele também pode apresentar ressecamento e, em casos de uso prolongado do medicamento, os pacientes podem desenvolver dermatite de contato.

Em caso de uso excessivo do produto, os efeitos colaterais citados podem aparecer de forma mais intensa e persistente. Nestas situações, recomenda-se a interrupção do tratamento para recuperação da pele e alívio dos sintomas para só depois recomeçar o uso com frequência e doses menores.

Ao utilizar o medicamento, é importante não aplica-lo sobre a pele lesionada e nem sobre áreas muito sensíveis e mucosas, como pálpebras, lábios, entre outros. Além disso, é primordial evitar a exposição ao sol e sempre usar protetor solar durante o tratamento.

O tratamento com Benzac funciona mesmo?

Assim como todos os produtos que possuem peróxido de benzoíla, o Benzac é muito efetivo no combate à acne. O tratamento é mais longo, pode durar de 8 a 12 semanas, mas os primeiros resultados podem ser vistos com um mês de uso.

E ele apresenta a vantagem de ter versões do produto com concentrações diferentes deste ativo, ou seja, atende as diferentes necessidades da pele e gravidade de lesões sem causar efeitos colaterais muito intensos.

Por se tratar de um medicamento, o ideal é que o uso do Benzac seja indicado e acompanhado por um dermatologista, que poderá indicar as melhores concentrações e frequência de uso.

No Brasil, é mais comum encontrarmos o Benzac Gel, mas em Portugal, existe uma linha de cuidados antiacne completa chamada Benzacare, que possui também produtos voltados para a limpeza da pele acneica.

Você já usou o Benzac? Obteve bons resultados no tratamento da acne com este produto? Conta pra gente nos comentários!

1 Comentário

Leave a Comment

/* ]]> */