Quais são as técnicas de estudo para um melhor desempenho?

0

Você deseja saber quais são as técnicas de estudo para um melhor desempenho? Confira aqui neste artigo, o que pode te ajudar a ter um bom desempenho nos estudos, passar em exames e conquistar o tão sonhado certificado.

Existem muitas técnicas de estudo com as quais os jovens não estão familiarizados, as quais podem ajudar a melhorar seu desempenho acadêmico em cursos online, preparação para concursos públicos e vestibulares, entre outros.

A aplicação dessas técnicas também permitirá que você corrija os hábitos de estudo que são prejudiciais para o armazenamento de informações e compreensão do conteúdo estudado. Pratique-os e descubra qual deles melhor se adequa ao seu perfil.

Técnicas de estudo para melhorar o seu desempenho

Notas e resumos

O ideal é resumir o assunto principal em suas próprias palavras, usando suas anotações. Dessa forma, será mais fácil lembrar os tópicos e compreender os assuntos.

Você pode criar algumas notas sobre determinado assunto em post-its e blocos de notas, as quais o ajudam a lembrar do mesmo com maior facilidade. Essa é uma das melhores técnicas de estudo.

Sublinhe o que considera mais importante

Destaque as frases e palavras-chave de um texto, sublinhando-o. É essencial para a construção de diagramas e resumos. Ajuda a desenvolver a capacidade de análise e síntese.

Você deve procurar a ideia principal, que pode ser no começo, no meio ou no final de um parágrafo.

Isso vai te ajudar muito no momento de separar o conteúdo que precisa ser revisado e que tem dúvida, durante as aulas do seu curso online.

Mapas mentais

Essa é a melhor maneira de organizar nossas ideias quando estamos estudando. Se fizermos um bom mapa mental, nossas horas de estudo serão altamente eficazes e com menos tempo.

Para criar um mapa mental é preciso saber que o mesmo deve ter um mínimo de palavras, apenas as ideias-chave.

Estudos de casos

A teoria geralmente é a coisa mais difícil de armazenar na memória e compreender, quando você estuda em um curso a distância.

É por isso que você pode fazer exercícios e estudos de casos que o ajudam a colocar a teoria em prática. Dessa forma, você pode assimilar o conhecimento mais rapidamente.

Esse método é muito usado em matemática e física.

Debate em grupo

É realizado uma reunião em grupo, no qual são dadas ideias sobre um tópico. O debate é muito útil para o trabalho em grupo, pois você conhecerá as opiniões de cada membro e enriquecerá o trabalho final.

Curso gratuito online de educação infantil !!

Regras mnemônicas

Elas ajudarão você a memorizar listas. Essas regras funcionam quando você associa o conceito que deseja memorizar a um que você já conhece e lembra. Existem muitas maneiras de usá-los. Uma delas é quando você tem uma lista de palavras e reúne apenas as iniciais de cada uma, formando uma palavra que fará você se lembrar da lista.

Desenhos

Alguns alunos lembram-se dos conceitos quando os associam a imagens ou desenhos, pois possuem boa memória visual. Portanto, recorte, imprima ou faça desenhos que o ajudem a associar o conteúdo de forma prática.

Essas são as principais técnicas para ajudá-lo a ter um bom desempenho nos estudos de seu curso online, a distância ou presencial.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.