Quais são as técnicas de estudo para um melhor desempenho?

Quais são as técnicas de estudo para um melhor desempenho?

Você deseja saber quais são as técnicas de estudo para um melhor desempenho? Confira aqui neste artigo, o que pode te ajudar a ter um bom desempenho nos estudos, passar em exames e conquistar o tão sonhado certificado.

Existem muitas técnicas de estudo com as quais os jovens não estão familiarizados, as quais podem ajudar a melhorar seu desempenho acadêmico em cursos online, preparação para concursos públicos e vestibulares, entre outros.

A aplicação dessas técnicas também permitirá que você corrija os hábitos de estudo que são prejudiciais para o armazenamento de informações e compreensão do conteúdo estudado. Pratique-os e descubra qual deles melhor se adequa ao seu perfil.

Técnicas de estudo para melhorar o seu desempenho

Notas e resumos

O ideal é resumir o assunto principal em suas próprias palavras, usando suas anotações. Dessa forma, será mais fácil lembrar os tópicos e compreender os assuntos.

Você pode criar algumas notas sobre determinado assunto em post-its e blocos de notas, as quais o ajudam a lembrar do mesmo com maior facilidade. Essa é uma das melhores técnicas de estudo.

Sublinhe o que considera mais importante

Destaque as frases e palavras-chave de um texto, sublinhando-o. É essencial para a construção de diagramas e resumos. Ajuda a desenvolver a capacidade de análise e síntese.

Você deve procurar a ideia principal, que pode ser no começo, no meio ou no final de um parágrafo.

Isso vai te ajudar muito no momento de separar o conteúdo que precisa ser revisado e que tem dúvida, durante as aulas do seu curso online.

Mapas mentais

Essa é a melhor maneira de organizar nossas ideias quando estamos estudando. Se fizermos um bom mapa mental, nossas horas de estudo serão altamente eficazes e com menos tempo.

Para criar um mapa mental é preciso saber que o mesmo deve ter um mínimo de palavras, apenas as ideias-chave.

Estudos de casos

A teoria geralmente é a coisa mais difícil de armazenar na memória e compreender, quando você estuda em um curso a distância.

É por isso que você pode fazer exercícios e estudos de casos que o ajudam a colocar a teoria em prática. Dessa forma, você pode assimilar o conhecimento mais rapidamente.

Esse método é muito usado em matemática e física.

Debate em grupo

É realizado uma reunião em grupo, no qual são dadas ideias sobre um tópico. O debate é muito útil para o trabalho em grupo, pois você conhecerá as opiniões de cada membro e enriquecerá o trabalho final.

Curso gratuito online de educação infantil !!

Regras mnemônicas

Elas ajudarão você a memorizar listas. Essas regras funcionam quando você associa o conceito que deseja memorizar a um que você já conhece e lembra. Existem muitas maneiras de usá-los. Uma delas é quando você tem uma lista de palavras e reúne apenas as iniciais de cada uma, formando uma palavra que fará você se lembrar da lista.

Desenhos

Alguns alunos lembram-se dos conceitos quando os associam a imagens ou desenhos, pois possuem boa memória visual. Portanto, recorte, imprima ou faça desenhos que o ajudem a associar o conteúdo de forma prática.

Essas são as principais técnicas para ajudá-lo a ter um bom desempenho nos estudos de seu curso online, a distância ou presencial.

 

Artigos relacionados

4 dicas de como vestir seu filho recém nascido no inverno

4 dicas de como vestir seu filho recém nascido no inverno

Características da Raça de Cachorro Poodle

Características da Raça de Cachorro Poodle

7 qualidades que todo bom advogado deve ter

7 qualidades que todo bom advogado deve ter

Dicas de como se preparar para aposentadoria

Dicas de como se preparar para aposentadoria

No Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *