Qual a importância da Administração Pública no Brasil?

0

A administração pública no Brasil é composta por um conjunto de órgãos, agentes e serviços do estado que têm como objetivo tratar a sociedade como um todo, através da administração da saúde, segurança, educação e cultura.

Ou seja, uma administração pública responsável pelos interesses da sociedade por meio da prestação de serviços públicos e dividida por duas formas: administração direta e indireta.

A administração pública direta é onde o Estado exerce suas funções através de três poderes: legislativo, executivo e judiciário; Já na administração indireta ou no Estado passa suas atividades para pessoas jurídicas como ele, fundações, empresas públicas e outras entidades.

Vale dizer que o Estado é constituído por três elementos, o povo, o território e um governo soberano.

Assim, como você pode perceber, pelo conceito básico de administração pública, que é de extrema importância para o cuidado e a manutenção da sociedade como um todo. A administração pública é muito mais abrangente e profunda do que mostra o seu conceito primário. Por essa razão, se você deseja compreender sobre a administração pública do seu país, ou está estudando sobre um assunto, é interessante ou sabe sobre os princípios básicos. Princípios que podem ser citados a seguir ou você pode aprender mais sobre o curso de Administração Pública  na Internet.

Formas de Governo

Agora que você já conhece quais são os elementos do Estado, precisa saber sobre as formas de governo que podem existir.

Entenda como forma de governo ou modelo institucional de administração de uma sociedade. São formas de governo: Monarquia, Totalitarismo e a República.

Observe que forma de governo é diferente de práticas administrativas, que trata de democracia, parlamentarismo, aristocracia, etc.

A república é o regime em que o governo é escolhido através de leis pelo povo; Uma monarquia consiste no governo de uma pessoa, no caso ou no rei; Totalitarismo ou Estado é absoluto sob os cidadãos.

Desenvolvimento da administração pública.

Desenvolvimento da administração pública

 Em resumo, a administração pública vem sendo desenvolvida no Brasil desde a Revolução Francesa, influenciada pelos direitos francês, alemão e italiano, e mais tardiamente pelo direito anglo-americano, sobressaindo-se no sentido de desapegar do direito privado, formar seu sistema autônomo e focar todos os seus objetivos em prol dos desejos da sociedade.

Após anos e muitas mudanças, finalmente em 1988, a promulgação da Constituição Federal de 1988 implementou o Estado Democrático de Direito e os princípios da administração pública, que representaram uma mudança significativa para o país.

“Em vista disso, pode-se concluir que é evidente o esforço da administração pública na direção da modernização procurando solucionar as deficiências burocráticas, e na busca de trabalhar para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos, aproximando o governo da sociedade por meio das políticas públicas e do controle social dotado de consciência cidadã, dentro dos limites constitucionais e dos princípios basilares da atuação administrativa.” (Bibiana Prestes, Advogada em artigo para site JusBrasil).

Quais as habilidades necessárias a um administrador público?

 Para Chiavenato, o administrador público precisa ter mais do que habilidades técnicas, humanas e conceituais para oferecer. Ele precisa ter mais competências como, conhecimento, atitude e perspectiva.

O administrador não pode ficar limitado apenas às teorias, precisa lidar com fatos, usar uma atitude para buscar o melhor para a sociedade. É através do conhecimento que ele alcança todos os objetivos, conhecimentos que usam técnicas, relações humanas e conceitos.

Por fazer parte de um sistema que cuida da sociedade e de áreas tão importantes como saúde, cultura e educação, precisa ser profissional com amplas habilidades, que não se limita ou acomoda, pois sua função é extremamente importante para a sociedade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.