Caminhão munck é um grande aliado do setor de energia

0

Como caminhão munck é usado no setor de energia

O caminhão munck é uma máquina usada em diversos setores, como em mudanças residenciais, construção civil, indústrias, transporte de cargas pesadas e na área de energia elétrica. 

O guindauto, como também é conhecido, é um veículo versátil, ágil e que apresenta uma série de vantagens em relação a outras máquinas. Foi criado por volta dos anos 46 na Suécia para solucionar um problema de logística do setor madeireiro. 

Isso porque o caminhão munck tem uma composição diferenciada. Conta com o chassi comum ou alongado de um caminhão, mas na carroceria tem braços hidráulicos, como os dos guindastes. 

Foi uma solução inteligente, dado que com essa máquina, seria possível içar e transportar a carga com o mesmo equipamento, sem maiores transtornos. Anos depois uma família norueguesa com sobrenome Munck – de onde vem o nome do veículo – chegou ao Brasil e trouxe a ideia dos muncks para o país. 

Desde então a máquina se popularizou e se tornou uma das melhores e mais eficientes que o mercado tem a oferecer. É um veículo tradicional, um queridinho dos brasileiros do setor de transporte e movimentação de cargas. 

Os guindautos são diferenciados, com benefícios que outras máquinas não podem oferecer. São usados nos mais diversos setores, em especial, são grandes aliados no ramo de energia. 

Entenda como são usados nesse setor! Confira também seus benefícios e orientações de segurança para manuseá-los. 

Conheça mais sobre os guindautos

Com sua estrutura diferenciada, o caminhão Munck é a máquina ideal para serviços em que é preciso locomover e içar cargas. Esse veículo não tem restrição de locomoção em rodovias, diferentemente dos guindastes, por exemplo.

Com o munck é possível acessar áreas de difícil acesso sem maiores problemas. Desta forma, é amplamente usado em situações que envolvem carga, locomoção e descarga de materiais pesados. 

Pode ser usado em serviços que envolvam máquinas e montagem de estruturas metálicas ou pré-fabricadas, na construção civil, em obras, aeroportos, portos, entre outras diversas situações. 

Se isso não bastasse, o Munck também é bastante procurado pelo setor de energia de todo o país. Essa máquina ajuda, principalmente, na instalação de postes e rede elétrica.

Empresas desse segmento utilizam muito o caminhão munck, é possível que você já o tenha visto nesses serviços pelas ruas da cidade. É muito comum! Nesse setor, o guindaste é muito usado pela acessibilidade, praticidade de locomoção e braços hidráulicos das mais diversas alturas. 

Possibilitando serviços ágeis, de qualidade e segurança para os prestadores de serviço. Ideal para o segmento, dado sua extrema importância na vida das pessoas. 

Luz, energia, internet, cabo de televisão, por exemplo, são serviços que exigem agilidade para o bem estar da população. Nesses casos, o munck é o veículo ideal!

O caminhão munck é um grande sucesso, mas é um veículo de grande porte. Uma máquina complexa e que exige precisão nos movimentos – principalmente dos braços hidráulicos.

Medidas de segurança para o uso do guindauto

Por ser um veículo de grande porte que envolve um serviço de risco – içamento de cargas pesadas – é preciso ter cuidado triplicado para operá-lo. Um dos pontos mais críticos é a área em que o serviço será realizado.

O solo precisa ser plano e firme para não correr o risco de tombamento do caminhão com a carga. Outro cuidado é içar cargas de acordo com o peso e medida indicada para aquele veículo.

Isso porque, existem diferentes modelos de caminhão munck que suportam pesos distintos. É importante ressaltar que o guindauto foi criado para suspender materiais pesados no sentido vertical e não arrastar cargas e claro, enquanto a carga estiver suspensa, o caminhão deve permanecer parado.

Qualquer motorista pode operar um munck? Não! Esse veículo não é como um carro ou caminhão comum, ele tem funções diferentes que podem ser perigosas. 

Então, para conduzi-lo, especialmente em serviços elétricos que são feitos nas ruas residenciais e locais onde há muitas pessoas, é preciso ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E.

O ideal é que os motoristas tenham sempre um acompanhante durante o serviço e que ambos tenham cursos de especialização na área.

Como alugar um caminhão munck para serviços elétricos?

Geralmente grandes empresas de serviços elétricos contam com os próprios veículos para a realização de serviços elétricos. Entretanto, sempre que a demanda aumenta, alguns caminhões estão em manutenção ou a intenção é reduzir custos com as máquinas, os empresários costumam optar pela locação dos muncks. 

Independentemente do tamanho da empresa, o aluguel de munck surge como uma solução. O ideal é procurar por empresas informadas, experientes e que forneçam máquinas de qualidade. 

Manutenção em dia e todos os equipamentos de segurança são extremamente importantes. Então, preste atenção nesses pontos durante a locação. Algumas empresas oferecem um operador para a realização do serviço.

São profissionais capacitados, treinados e experientes – ideais para serviços tranquilos, seguros e eficientes. É possível alugar um caminhão munck para uso diário, por uma semana, mensalmente ou pelo período que deseja.

Como vantagens? Sem custo com operador, manutenção da máquina, preocupação onde guardá-la após o expediente e ótimo custo benefício.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.