Entenda os benefícios das chapas de policarbonato para estufas

0

Qual a melhor chapa de policarbonato para estufas? 

Ano após ano o policarbonato vem se popularizando no país. Esse material chegou ao Brasil sendo usado, principalmente, em projetos arquitetônicos e design de interiores – segmentos em que o policarbonato faz muito sucesso, inclusive. 

Entretanto, as chapas de policarbonato podem ser usadas em diversas áreas e, atualmente, vem ganhando espaço na agricultura. Muitos ainda dizem que o policarbonato é um dos grandes aliados de agricultores do mundo todo.

Dentre diversas soluções desse material para o setor agrícola, a principal delas é o uso do policarbonato em estufas. A cobertura desses ambientes é essencial para proteger e acelerar o processo de desenvolvimento das plantações. 

Seja de flores, hidroponia, hortaliças, em orquidários, mudas, piscicultura, cogumelos ou outras plantações, as estufas de policarbonato oferecem benefícios às plantas que nenhum outro material pode proporcionar.

Esse material é diferenciado, tem muitos benefícios. Tem ótimo custo benefício e uma versatilidade impressionante – afinal, pode ser usado em ambientes domésticos, mas também em plantações agrícolas de todo tamanho.

Entenda a seguir, as vantagens do policarbonato e como esse material é usado por agricultores. Em especial, confira por que esse é o melhor material para estufas e desenvolvimento de plantações.

Proteja as plantas, tenha mais resultados, lucros e menos manutenção com a cobertura. Acompanhe e descubra como o policarbonato é um grande aliado de agricultores do mundo inteiro.

Chapas de policarbonato em estufas agrícolas

As estufas estão sendo cada vez mais usadas por agricultores. Segundo uma pesquisa feita pela Secretaria da Agricultura em Guapiara (SP) – cidade em que há grande número de plantações – alguns anos atrás, quando o uso das estufas estava se popularizando no país, a produção de alimentos  teve aumento de mais de 20% com essa estrutura. 

E, consequentemente, o rendimento dos agricultores cresceu muito. Além dos ótimos resultados, as estufas agrícolas são extremamente importantes para proteger as plantações de ameaças externas, tanto climática, quanto de insetos indesejados, por exemplo.

Além disso, essas estruturas retém o calor, mantém a temperatura interna controlada de acordo com a entrada de radiação solar, acelera processos de fotossíntese, produção de oxigênio e possibilita a melhor floração e frutificação das plantações. 

Os benefícios das estufas são diversos, também incluem que esses ambientes proporcionam maior velocidade no crescimento, aumento na produtividade – trazendo mais resultados aos agricultores. 

Como as chapas de policarbonato atuam nessas estruturas?

Como vimos, a função principal das estufas agrícolas é proteger a plantação e manter as melhores condições para o desenvolvimento adequado do cultivo. Para isso, sua estrutura precisa conter os melhores materiais disponíveis no mercado. 

As estufas precisam ser feitas de materiais transparentes, para que os raios solares e a luz tenham contato com as plantas e aqueçam o solo. Então, vidros, plásticos e policarbonato seriam as melhores opções.

Em especial, o policarbonato, dado que chega a ser 90% transparente, permitindo um nível elevado de luminosidade para o local.

O policarbonato faz parte da família dos polímeros, como os plásticos. Mas tem muito mais resistência e qualidade do que esses materiais. Em comparação com os vidros, por exemplo, o policarbonato é 250 vezes mais resistente. 

Ou seja, é o material ideal para proteger as plantações em chuvas fortes, ventanias e outras questões climáticas. Além de exigirem menos manutenções de reparo ou rotina no dia a dia.

O que são chapas de policarbonato?

O policarbonato é um tipo de polímero. Ou seja, é um material derivado de resinas de carbono, do mesmo grupo dos plásticos, mas contam com resultados e aplicações diferentes. 

É um material moldável, transparente e tem propriedades termoplásticas. O policarbonato pode ser encontrado de forma lisa ou em formato de telhas. Qual a melhor opção para estufas? 

Depende! Muitas estufas são feitas com chapas de policarbonato e outras com telhas desse material. Cada estufa requer uma montagem diferente, levando em consideração a ação do vento, luminosidade do local e qual será o tipo de estufa.

Existem diversos tipos de estufas, como arco treliçado, arco treliçado dente de serra, arco Tubo, capela dente de serra, capela treliçada, casa de sombra, teto retrátil.

Cada um exige formatos de policarbonato diferentes. As estufas em arco, por exemplo, precisam das chapas desse material, dado que são lisas e podem ser moldadas para ficarem mais arredondadas.

Também existem estufas que precisam dos dois materiais. O ideal é conversar com um especialista para entender qual o melhor tipo de estufa para o terreno, quais as melhores condições de onde montá-la e qual formato de policarbonato usar. 

Onde encontrar as chapas e telhas de policarbonato?

Existem diversas empresas que produzem e distribuem esse material por todo o Brasil. Conte com  lojas e distribuidoras confiáveis, de qualidade e com boas referências. 

Afinal, para proporcionar boa luminosidade, resistência, grande durabilidade e proteção, é preciso ter certeza de que está usando materiais de excelente qualidade.

Muitas empresas que fazem e projetam estufas contam com esse material para proporcionarem uma experiência completa e prática aos seus clientes. Desde o projeto, compra e instalação do policarbonato serão feitos com excelência e agilidade. 

Entre em contato com alguma dessas empresas – depois de ler referências sobre a qualidade da loja, é claro – e passe as principais informações e dúvidas. Assim, os profissionais entenderão a necessidade de qual material usar, qual formato e como a instalação deve ser feita. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.