Como a droga pode destruir uma família

0

 

Infelizmente a dependência química é um problema que afeta diretamente as famílias dos dependentes. O uso de drogas não escolhe gênero, classe social e muito menos idade para se manifestar nas pessoas.

 

Muitos dependentes químicos acabam caindo no uso de drogas por estarem enfrentando momentos difíceis em sua vida, como estar com depressão, de luto, ansioso ou com outros problemas psicológicos.

 

As drogas são como uma válvula de escape par aque eles possam ter algum momento de felicidade em seu dia, pois quando estão sóbrios, acham nada além da droga pode oferecer um pouco de felicidade à eles.

 

Mas tudo isso não passa de uma falsa felicidade momentânea, que no fundo não está fazendo bem ao usuário, e sim muito mau, mas o próprio não reconhece.

 

É muito difícil encontrar um usuário de drogas que queiram e aceite ajuda, pois para a maioria deles, tudo está bem e a droga não é um problema em sua vida.

 

O maior público usuário de drogas são os jovens, infelizmente muitos caem cedo nesta vida e não conseguem sair depois. Talvez por problemas pessoais, brigas familiares, ambientes tóxicos, eles acabam buscando uma forma mais fácil de lidar com seus problemas, que é usando drogas.

 

Em momentos como esse, o ideal seria alguém mais responsável para indicar a coisa certa a ser feita, que é buscar ajuda profissional, mas infelizmente, na maioria das vezes isso nunca acontece e suas próprias amizades lhe apresentam as drogas.

 

A organização mundial da saúde considera a dependência química uma doença sem cura, tendo em mãos apenas o tratamento para que o usuário não volte a ter a vida que tinha antes de todo o tormento pelas drogas começar. 

 

Um dependente químico vai causar muito desgaste físico e emocional nas pessoas que se importam com ele, tanto família quanto os verdadeiros amigos.

 

É muito importante ser paciente com um dependente químico, embora seus a intenção seja ajudar, o dependente químico tende a ser relutante e resistir a ajuda que ele julga não precisar.

 

Mas é muito importante não desistir de ajudar o dependente químico, pois sozinho ele não vai conseguir sair dessa! Serão dias desgastantes para todos que estão à sua volta, mas no final tudo dará certo!

 

Geralmente a família do dependente químico é quem mais se desgasta, seu círculo de amizades nem tanto, pois na maioria das vezes o dependente químico o dependente químico se afasta de suas amizades saudáveis e passa a andar com outros usuários.

 

Mas infelizmente, como a droga pode destruir uma família, o uso de drogas os lares que antes eram felizes, em um ambiente pesado e sem cor, repleto de brigas, discussões e em alguns casos, as agressões verbais passam a ser agressões físicas.

 

Sendo assim, a família do dependente químico pode optar por uma internação involuntária em uma clínica de reabilitação. Mas não pense que basta internar o dependente químico e deixá-lo na clínica! É essencial que ele receba visitas de sua família e amigos, das pessoas que ele mais ama.

 

É preciso dar ao dependente químico o apoio que ele precisa, mostrar a ele que ele não está sozinho e que a vida não precisa de drogas para ser boa e que ele tem pessoas que se importam com ele.

 

Como a droga pode destruir uma família

Quando há um dependente químico na família, as pessoas presentes tendem a adoecer emocionalmente junto com o dependente químico. Ambos familiares ficam preocupados em ajudar uma pessoa que crê não precisar de ajuda alguma, e isso é o que causa desgaste! 

 

Convencer o dependente químico de que ele mesmo precisa de ajuda não é nada fácil, mas se o familiar conseguir pelo menos estabelecer uma boa conversa com o usuário, e convencê-lo a uma internação voluntária, melhor ainda.

 

Dependentes químicos são extremamente mentirosos, mentem a todo momento, por isso nunca é bom deixá-los a sós. 

 

Geralmente, são depressivos e para eles, as drogas funcionam como tratamento para sua tristeza, já que oferecem “bons” momentos, enquanto estão dopados.

 

Mas no fundo, as únicas pessoas que podem ajudá-los são seus familiares, pois isso é tudo que eles têm! 

 

Seja empático e demonstre confiança, para que o dependente químico saiba que pode contar com você!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.