Como funciona pesquisa de mercado para indústria

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A pesquisa de mercado é tão importante para pequenas lojas e pequenos negócios, quanto é importante para grandes indústrias, pois com uma pesquisa de mercado eficiente, a indústria consegue se destacar entre os concorrentes e oferecer as melhores soluções e produtos do mercado para seus clientes. 

 

Mas você sabe qual é a importância de uma boa pesquisa de mercado? Sabe como fazer uma para a sua indústria? Se a resposta é não, não se preocupe, o blog da www.oficinox.com.br está aqui para te ajudar a entender as respostas para todas essas questões.

O que é pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado, também chamada de pesquisa de marketing, é a pesquisa responsável por coletar informações que irão ajudar o dono da indústria a tomar decisões que sejam úteis e satisfatórias para seu negócio.

 

Ao fazer uma pesquisa de mercado industrial, os gestores podem coletar informações que sejam referentes a o que seus clientes mais precisam e como seus concorrentes estão atuando no mercado. E para fazer a coleta dessas informações, existem duas formas que podem ser bem úteis.

 

Pesquisa primária: é fazer essa pesquisa e analisar essas informações diretamente de dentro da sua indústria, ou seja, você delega a alguém que trabalha para você a tarefa de coletar dados, informações e analisar tudo isso. 

 

Pesquisa secundária: é utilizar de pesquisas que já foram feitas por terceiros e que estão disponíveis para você, como relatórios e informações coletadas por outras indústrias do mesmo ramo que o seu.

 

Se preferir, você também pode realizar ambas as pesquisas, dessa forma você será capaz de comparar ambas e chegar a um resultado ainda mais satisfatório. 

Porque fazer uma pesquisa de mercado?

Muitos gestores de indústrias pensam que a pesquisa de mercado não cabe a eles ou não é importante, contudo, pensar dessa forma é um grande erro que muitos cometem.

 

Afinal de contas, uma pesquisa de mercado bem feita pode mostrar o que está em alta no mercado industrial no momento, quais os problemas que seus clientes têm e precisam de solução e como os concorrentes estão agindo. 

 

Além disso, você pode usufruir de muitas das técnicas que pode vir a descobrir que seus concorrentes estão utilizando, adaptando-as à sua indústria e aperfeiçoando-as, bem como ficar por dentro de tudo que há de novo e moderno no mercado, para poder oferecer à seus clientes.

Como realizar uma boa pesquisa de mercado para sua indústria – passo a passo

Agora que você já entendeu qual é a importância de realizar uma pesquisa de mercado e quais os benefícios que ela traz para sua indústria, vamos ver um passo a passo do que você deve considerar ao realizar sua pesquisa de mercado. 

 

Lembrando sempre que, as informações e dados que você coletar deve abranger tópicos como:

  • Segmento do seu público alvo: traçar o perfil de cada empresa que seja sua cliente, buscando conhecer as necessidades de cada uma para solucioná-los;
  • Concorrência: saber o que a concorrência está oferecendo e identificar sua forma de atuação no mercado;
  • Barreiras de entrada: identificar o que pode vir a impedir sua indústria de atingir os objetivos que você deseja;
  • Regulamentação: atentar-se a todas as normas e leis burocráticas que sua indústria deve seguir.

Finalidade

Primeiramente você deve definir qual é a finalidade da sua pesquisa, ou seja, qual o problema da sua indústria que você deseja solucionar, lembrando que você deve sempre fazer uma pesquisa de mercado para cada possível problema que possa haver.

Objetivo 

Após definir qual o problema que você deseja solucionar, você precisa definir os objetivos da sua pesquisa, que se dividem em geral e específicos. 

 

O objetivo geral é identificar qual é o fator responsável pelo problema que você vai solucionar.

 

Os objetivos específicos são todas as partes que você deve analisar para poder chegar ao objetivo geral.

Público alvo

Aqui você irá definir o público alvo da sua pesquisa, que podem ser os concorrentes, clientes ou colaboradores, isso irá depender dos objetivos da sua pesquisa.

Método

Definir o método da sua pesquisa consiste, primeiramente, em definir se sua pesquisa será primária ou secundária, como expliquei no início deste artigo.

 

Feito isso, você deve escolher se sua pesquisa será qualitativa ou quantitativa. Sendo que a mais indicada para indústrias é a pesquisa quantitativa, a qual é baseada em estatísticas e dados numéricos. 

Coleta de dados

Agora você precisa coletar todos os dados da sua pesquisa, que podem ser baseados em relatórios, planilhas ou até mesmo em questionários que você pode enviar para o público alvo da sua pesquisa. 

Análise

Agora é a hora de reunir e analisar todos os dados e informações que você coletou e transformá-los nas possíveis soluções para o seu problema. 

 

Seguindo todos esses passos simples, você conseguirá obter sucesso com sua pesquisa de mercado e trazer soluções de excelência para sua indústria.

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