12 Estratégias eficazes de marketing digital em 2020
Quando se trata de estratégias de marketing digital, você pode criar um longo rolagem de todas as técnicas ou tecnologias disponíveis atualmente. Embora você provavelmente ouça muitas sugestões de que todas ou algumas estratégias de marketing digital são melhores que outras, quais são as mais essenciais?
Para competir no cenário digital excessivamente competitivo de 2020, você precisará se concentrar em doze áreas específicas.
Embora você provavelmente já tenha ouvido falar sobre isso, quantos detalhes você realmente conhece para tornar cada um eficaz? Eles são todos os padrões para este ano e para a próxima década.
Dê uma olhada em cada um e veja o quanto você realmente sabe. Em seguida, avalie quais elementos deles você precisa aprimorar. Tudo isso varia de SEO a páginas de destino. Nesse meio tempo, você pode aprender algumas coisas novas sobre o marketing de pesquisa local e o formato sempre popular de vídeo.
1. SEO
Não há nada mais importante para o marketing digital do que o SEO, algo que ainda pode confundir sua complexidade contínua. Embora seja verdade que os algoritmos do Google ainda podem se tornar confusos, você pode entender melhor como ele funciona quando você trabalha mais com o conceito.
É sempre melhor ter um especialista para gerenciar o SEO para você, se você quiser realmente ter sucesso. Embora você possa aprender algumas noções básicas, convém que alguém que trabalhe nele por um tempo ajude você a realizar as melhores estratégias.
Uma estratégia recente envolve novos requisitos de HTTPS que já afetam os resultados de SEO. Se você está acostumado a usar páginas HTTP, o Google agora sugere que você mude para um formato HTTPS. O motivo por trás disso é que muitos formulários de contato que usam páginas HTTP não são considerados suficientemente seguros.
Agora que o Google os rotulará de “não seguro”, é essencial atualizar seu site com a designação HTTPS. Caso contrário, ter um selo “não seguro” em seu site pode se tornar uma nova letra escarlate para sua veiculação nos mecanismos de pesquisa.
Um especialista em SEO e marketing digital ajuda você a fazer essa alteração.
2. Marketing nos mecanismos de pesquisa
Se você é novo no marketing de mecanismos de pesquisa, geralmente o verá abreviado como SEM. É uma forma de marketing na Internet em que você aumenta seus SERPs através de métodos de publicidade paga.
Você também precisará de um especialista para ajudá-lo nesse campo, especialmente um que trabalhou com o Google Ads e com anúncios da Rede de Pesquisa / Display. No caso do Google Ads, você deve se informar primeiro sobre como o processo funciona.
O que você mais aprecia é que o Google facilita o uso do Google Ads por meio da atenção à personalização. Eles permitem que você escolha se deseja anúncios gráficos, gráficos em vídeo do YouTube, anúncios de pesquisa baseados em texto ou anúncios para celular no aplicativo. Tudo isso dependerá do seu estilo de negócios e dos clientes-alvo que você precisa alcançar.
O Google facilita ainda mais o recurso de anúncios localizados, além de métricas superiores para acompanhar o desempenho de seus anúncios.
Não se esqueça de outras oportunidades de anúncios pagos, especialmente os anúncios do Facebook . O último oferece uma ampla oportunidade de personalização para vários formatos de anúncio.
3. Marketing de Pesquisa Local
Você está vendo muito mais atenção no marketing de pesquisa local nos últimos anos. Isso continuará sendo importante até a próxima década, à medida que as empresas locais perceberem o valor de serem encontradas pelos consumidores locais.
Para iniciar o marketing de pesquisa local , você pode utilizar novamente mais presentes do Google. Por meio do Google Meu Negócio , você poderá exibir sua listagem assim que alguém fizer uma pesquisa no Google com base nas palavras-chave do usuário. Isso inclui sua empresa aparecendo no Google Maps.
O Google facilita a atualização de sua listagem, para que nada fique desatualizado.
Não se esqueça da importância das avaliações on-line e da sua reputação social. Você deseja inspirar os clientes a escrever críticas positivas em lugares como o Yelp. Nas mídias sociais, iniciar conversas e publicar conteúdo direcionado ajuda a utilizar o marketing de entrada . As técnicas de entrada atraem clientes para você, em vez de procurá-los.
4. Marketing de Conteúdo
Como uma cadeia conectiva ao marketing de entrada acima, o marketing de conteúdo é uma grande parte da atração de um público-alvo. O essencial do marketing de conteúdo é que você precisa tornar seu conteúdo valioso, relevante e consistente para que valha o tempo daqueles que o consomem.
No tempo de hoje, você precisa se concentrar na criação de conteúdo que possa resolver problemas e permanecer sempre verde. Usar atalhos ou táticas de SEO de chapéu preto apenas para passar para o topo dos mecanismos de pesquisa não funcionará graças ao olho que tudo vê do Google.
Portanto, mantenha sempre “o conteúdo é rei”, como muitos gostam de dizer. Para que o marketing de conteúdo funcione bem, você precisa se concentrar em conteúdo para celular , publicidade nativa, marketing de influenciadores e automação de marketing.
Pense seriamente no conteúdo móvel, porque os smartphones já representam 50% de todos os dispositivos globais . Isso afetará a publicidade digital e como os influenciadores promoverão sua marca.
As ferramentas de automação enviam conteúdo para clientes em potencial em seus dispositivos móveis nos momentos certos.
Você pode usar também ferramentas para criar video com fotos, que é ótimo para criar engajamento com seu público.
5. Remarketing
Outro aspecto crítico do marketing digital é buscar novamente clientes em potencial com o conteúdo de marketing, se eles não responderem aos banners do seu site pela primeira vez. Isso funciona rastreando esses visitantes através de cookies e criando novos anúncios em sites relacionados.
Você também pode criar novos anúncios em seu site para segmentar melhor seus clientes em potencial. As informações que você obtém dos visitantes do site fornecem dados valiosos para ajustar seus anúncios aos pontos problemáticos.
Por fim, o remarketing ajuda você a se envolver com os clientes em potencial , ajuda no reconhecimento da marca e aumenta as conversões. Você também pode conquistar os clientes de seus concorrentes, ajudando a pagar qualquer investimento que você fizer na criação de novos anúncios.
6. Web Design Responsivo
Alcançar clientes por dispositivos móveis é mais ou menos o padrão agora, e isso continuará na próxima década. Tornar seu site conforme as telas de dispositivos móveis é uma das partes mais essenciais do marketing digital. A única maneira de fazer esse trabalho ser bem-sucedido é através de um design web responsivo.
Com a programação responsiva, você pode fazer com que seu site esteja em conformidade automaticamente com todas as telas móveis. Isso vai significar mais de um formato, incluindo tablets e aumento do uso de smartwatches.
Embora você precise trabalhar com um web designer para fazer isso funcionar, você precisará de um especialista em SEO para outro aspecto do RWD. O AMP (ou Accelerated Mobile Pages) é um novo código de código aberto que ajuda a acelerar o carregamento de páginas da Web móveis.
O Google dá prioridade a sites que usam isso, então leve isso a sério. É especialmente útil se você tem um site de publicação ou publica conteúdo regularmente em seu site.
7. Email Marketing
Sem dúvida, você já fez algum marketing por e-mail, mas qual é a eficácia para atingir as metas pretendidas nos momentos certos? O email marketing já é uma ótima ferramenta para gerar mais leads do que é possível através de qualquer outro método de marketing. Você também pode aumentar suas vendas e taxas de conversão.
Se você já está gastando demais com outro marketing digital, o email marketing é um dos métodos mais acessíveis do mercado. Em alguns casos, é gratuito, a menos que utilize serviços terceirizados.
Como você pode combiná-lo com outras mídias, também é um dos métodos de marketing mais integrados . Você pode adicionar ícones de compartilhamento social, além de sistemas de recompensa por indicação. O marketing por email ajuda a diminuir os ciclos de vendas ao usar conteúdo atraente.
8. Marketing de Mídia Social
Sem dúvida, você já postou conteúdo nas mídias sociais. No entanto, o que você pode fazer para torná-lo mais eficaz neste ano e no próximo?
Para capturar o público de hoje, a Forbes observa várias coisas, incluindo automação para postar seu conteúdo quando você sabe que seu público está lendo . O uso de ferramentas como o Hootsuite para agendamento posterior ajuda imensamente ao alcançar usuários em outros fusos horários.
Você também desejará selecionar algum conteúdo, se possível, para provar sua influência. Não tenha muito orgulho de fazer isso, pois adiciona brilho à sua experiência e marca. Quando você seleciona conteúdo de outras pessoas, elas provavelmente serão correspondidas.
Além disso, não se esqueça de contratar influenciadores para publicar conteúdo para você em canais populares de mídia social.
9. Automação de Marketing
Como você pode ver, a automação de marketing é um elemento importante em muitas técnicas de marketing digital. Saber mais sobre isso, em geral, deve se tornar uma prioridade, pois se torna um padrão para empresas em todo o mundo.
Com 91% das empresas de sucesso agora dizendo que a automação é muito importante para o sucesso delas, você pode ter uma visão do que é o presente e o futuro do marketing.
Para ter sucesso com isso, tente procurar uma plataforma de CRM com automação de marketing integrada. Isso pode funcionar bem em conjunto porque seu CRM já possui informações de contato. A automação do conteúdo de marketing diretamente na sua lista de contatos ajuda a integrar seu marketing em um único local, em vez de usar fontes diferentes.
O mais importante com a automação é manter o conteúdo consistente em todos os canais para evitar confusão na marca.
10. Marketing de Influenciadores
Você já pensou em como fazer uma campanha de marketing digital sem gastar uma fortuna? Embora você possa economizar dinheiro fazendo marketing de e-mail e técnicas de entrada, a contratação de influenciadores faz o mesmo.
Se você acha que contratar influenciadores para promover sua marca on-line é uma questão de contratar celebridades, pense novamente. Uma pessoa influente nas mídias sociais nem sempre tem que significar ser uma celebridade. Pode ser simplesmente alguém com muitos seguidores e um bom histórico de promoção de produtos.
A Forbes observa que você precisa identificar os principais influenciadores primeiro , o que envolverá um pouco de pesquisa. Você pode fazer isso fazendo pesquisas de hashtag em lugares como o Twitter para ver o que as pessoas estão dizendo sobre tópicos relacionados ao seu setor.
Entre em contato com esses influenciadores nas mídias sociais e pergunte se eles estariam dispostos a promover sua marca. Alguns podem oferecer isso em troca de produtos gratuitos. No entanto, a maioria vai exigir uma taxa.
Certifique-se de acompanhar seus resultados para garantir seu ROI. Lembre-se de que aqueles com menos seguidores podem ter tanta influência quanto aqueles com dez vezes a quantidade de seguidores.
11. Vídeo
Na última década, nos tornamos uma cultura mais visual atraída por imagens nos reinos digitais. Muito disso ocorre de várias formas, mas não há perguntas sobre o vídeo.
Agora estamos no ponto em que mais consumidores de conteúdo preferem o vídeo do que qualquer outro meio visual. Estatísticas recentes mostram que 87% de todos os profissionais de marketing on-line agora usam algum tipo de conteúdo em vídeo.
Muito disso vem da enorme audiência em lugares como o YouTube. Independentemente disso, onde você posta vídeos não importa sem conteúdo atraente.
Ultimamente, o vídeo personalizado tornou-se uma norma, ou pelo menos aqueles que tratam diretamente dos pontos problemáticos dos espectadores. O mesmo vale para tornar sua empresa mais humana.
O marketing de vídeo bem-sucedido pode significar visitas aos bastidores da sua empresa ou depoimentos para mostrar o lado humano da sua marca. Isso significa prestar atenção a uma tendência importante no marketing de vídeo: contar histórias .
Quando você pode contar uma história convincente sobre o seu negócio e provar que pode resolver os problemas dos clientes, você tem uma fórmula imperdível.
Também é inteligente manter seus vídeos o mais curto possível, se não em uma série. Os períodos de atenção são tão curtos quanto sempre, e você precisará contar sua história de maneira compacta com um gancho atraente.
12. Revisitando suas páginas de destino
Se você já criou uma página de destino como parte de sua campanha de marketing digital, tem certeza de que os possíveis clientes que visitaram antes voltarão?
Essa é uma pergunta que deve se tornar o núcleo central de seus esforços de marketing digital. Todos os especialistas em marketing reiteram como o tráfego da página de destino é o núcleo do marketing de entrada bem-sucedido.
O problema é que sua página de destino talvez não seja muito atraente no momento. A solução (em parte) se resume ao design da web, inclusive onde você coloca sua Chamada à Ação e publicidade.
Isso vai além do que você coloca no seu site. Você deseja investir em publicidade PPC (pay-per-click) para colocar anúncios do seu site em canais digitais relacionados.
Outras opções incluem a compra de patrocínios com outras empresas ou apenas um simples email marketing . Neste último caso, colocar um link que leve o leitor à sua página de destino para obter mais conteúdo é uma estratégia comum.
Para os CTAs, inclua um em sua página inicial para evitar complicações. Até um CTA no final do seu blog fornece uma sequência de conexão ao seu conteúdo para atrair outra visita.
Além disso, preste atenção aos debates “acima vs. abaixo da dobra”. A Kissmetrics observou uma vez que o posicionamento do CTA depende do tamanho da sua página de destino . Uma página mais curta significa que você deve colocar o CTA acima da pasta.
Pensamentos finais
Siga estas doze etapas e você terá um bom começo de marketing digital pelo resto do ano. Espere que eles permaneçam relativamente iguais em 2020 também.
Não tenha medo de trabalhar com consultores de marketing digital (especialmente em SEO) para não cometer erros após semanas ou meses de trabalho duro.