Infecção no sangue: sintomas e como tratar

0

Infecção no sangue: sintomas e como tratar

A infecção no sangue refere-se à presença de microrganismos no sangue, principalmente fungos e bactérias, que causam sintomas como febre alta, pressão baixa, taquicardia e náuseas. Quando uma infecção não é diagnosticada e tratada adequadamente, o microrganismo pode se espalhar pela corrente sanguínea e atingir outros órgãos, o que pode levar a complicações e falência de órgãos.

 

A gravidade da infecção depende do organismo infectante e da resposta da pessoa infectada, pois pessoas com sistema imunológico enfraquecido ou subdesenvolvido são mais suscetíveis a esse tipo de infecção e o tratamento costuma ser mais difícil.

 

O tratamento de uma infecção sanguínea é realizado de acordo com o microrganismo identificado em exames laboratoriais, podendo ser realizado com o uso de antibióticos ou antifúngicos por recomendação médica.

 

Sintomas

Identificados os sinais e sintomas de infecção no sangue, é importante procurar um médico para avaliar os sintomas descritos pelo paciente e solicitar exames para confirmar a infecção no sangue para que o tratamento possa ser iniciado, e evitar que possíveis complicações ocorram. Os principais sintomas que podem aparecer são:

  • Tontura;
  • Fadiga;
  • Calafrio;
  • Vômitos ou náuseas.

 

Possíveis causas da infecção do sangue

A intoxicação do sangue pode resultar de outras infecções como infecção do trato urinário, pneumonia ou meningite, como as que ocorrem após cirurgia, infecção de feridas cirúrgicas, ou a colocação de dispositivos médicos como cateteres e tubos, por exemplo, é considerada uma infecção nosocomial.

 

Como é feito um diagnóstico

O diagnóstico da infecção do sangue é realizado principalmente por meio de exames laboratoriais. O principal exame que é feito para detectar microrganismos na corrente sanguínea é a hemocultura, que geralmente é realizada durante a internação e consiste na coleta de sangue por um especialista treinado, podendo identificar bactérias ou fungos na corrente sanguínea.

Infecção no sangue: sintomas e como tratar

O sangue coletado é colocado em um recipiente chamado “frasco de hemocultura” e enviado a um laboratório para análise. O frasco é colocado em um equipamento capaz de proporcionar um ambiente adequado para o crescimento de microrganismos. Os frascos permaneceram no kit por 7 a 10 dias, mas as culturas positivas são detectadas nos primeiros 3 dias. Uma vez detectado o resultado positivo do teste, o sangue contido no frasco é usado para fazer uma lâmina de vidro e pode ser observado ao microscópio para caracterizar o microrganismo.

 

Além da identificação microscópica, é feita a inoculação em meio de cultura adequada para que o microrganismo seja isolado e, em seguida, são identificadas as espécies e antimicrobianos aos quais essas espécies são sensíveis ou resistentes para encontrar a melhor solução.

 

Um exame de sangue também pode ser solicitado por um médico para confirmar uma infecção, que verifica a contagem de glóbulos brancos, que é alta no caso de uma infecção, bem como a dosagem de proteína C reativa (PCR). Outros exames também podem ser solicitados para confirmar a disseminação do organismo no corpo, como urinálise (EAS), urocultura, cultura de secreções de feridas, tomografia computadorizada e ultrassonografia.

 

Se houver suspeita de infecção do sangue por um vírus, são realizados estudos sorológicos e moleculares para detectar o vírus, sua concentração no sangue e, assim, determinar as táticas de tratamento, uma vez que os vírus não são detectados durante as hemoculturas.

 

Como é tratado

O tratamento é realizado por uma pessoa hospitalizada e é determinado pelo microrganismo detectado no sangue. No caso de infecção bacteriana, é recomendado o uso de antibióticos, que são determinados pelo médico de acordo com o perfil de sensibilidade da bactéria. No caso de infecção fúngica, o uso de antifúngicos é indicado pelo resultado do antifúngico.

 

Medicamentos para pressão arterial, baixas doses de corticosteroides e insulina para controlar os níveis de açúcar no sangue também podem ser recomendados.

Procurando um bom plano de saúde? Confira algumas dicas para escolher um bom plano de saúde!

 

Continue lendo nosso site!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.