Visto Eb2 Americano. Quais as principais profissões requisitadas?

0

O Visto Eb2 pode ser a porta de entrada para os Estados Unidos. Ele é considerado um dos vistos de permanência, ou o famoso Green Card. Muitos imigrantes, devido a sua importância, carregam o sonho de obtê-lo.

Geralmente, a obtenção desse tipo de visto não é uma tarefa fácil. Muitas exigências podem ser feitas, fazendo com que ele se torne ainda mais especial e almejado.

Se você quiser entender um pouco melhor sobre este modelo de Green Card, continue a leitura. Toda a explicação será baseada no visto EB2, porém pode servir como base para os outros.

Quais as características do visto EB2

Primeiramente, como já falado, o visto EB2 é um visto de permanência. Ele pode ser obtido quando o cidadão consegue seguir todas as exigências que essa categoria pede.

Ele é oferecido para aqueles profissionais que já possuem uma formação acadêmica. Ter experiência de trabalho e uma pós-graduação também pode estar entre as exigências.

De acordo com alguns estudos, a criação desse visto pode ter relação com algum tipo de plano do governo norte-americano.  Eles estão querendo facilitar a entrada de pessoas qualificadas no país, para que conhecimentos sejam agregados.

Outra teoria afirma que pode ser uma forma de segregação. Eles facilitam a entrada de pessoas formadas e diminuem as chances de alguém que queira começar do zero.

Independente do motivo da criação, as vantagens de obter este tipo de visto são muitas. O imigrante passará a ter direitos dentro do país, assim como um morador nativo.

Quem tem direito? Quais as profissões mais requisitadas?

Assim como a obtenção de outros tipos de vistos (EUA), o EB2 possui alguns requisitos. Como ele é um visto que visa o reconhecimento profissional, espera-se que as exigências sejam baseadas em diplomas acadêmicos.

Como já falado, o profissional que está em busca da aprovação, deve ter no mínimo uma pós-graduação ou alguma habilidade especial. Para o melhor entendimento, veja detalhadamente os critérios de avaliação:

  • Diploma avançado

O estrangeiro que esteja tentando a cidadania permanente através desse visto, deve possuir alguma especialização.  Pós-graduação, mestrado, doutorado e outros títulos, podem representar parte dessa exigência.

É bom ressaltar que quem possui apenas a graduação, também tem chances. O estrangeiro deverá ter no mínimo cinco anos de experiencia na área. Lembrando que será necessário comprovar essa experiência.

  • Habilidade excepcional

Se o estrangeiro possuir alguma habilidade excepcional que possa trazer algo de útil para o país, então ele também tem direito ao visto.

O conhecimento deve englobar as seguintes áreas: artes, ciências ou negócios. A habilidade deve ser, realmente, excepcional. Se ela não superar os conhecimentos dos profissionais do país, que seguem essas áreas, então o visto não será dado.

Eles criaram seis requisitos para que a habilidade excepcional seja comprovada. Para a validação, o estrangeiro deverá estar adequado a pelo menos três dos seis apresentados. Confira:

  1. Certificado válido em território nacional que comprove que o estrangeiro, realmente, é portador de diploma. Lembrando que a habilidade deve estar ligada à área da graduação;
  2. Carta de recomendação onde exista alguma evidência de que a habilidade excepcional foi realizada por, no mínimo, dez anos. A carta deve ser de empregadores, seja atual ou de locais onde já tenha trabalhado;
  3. Possuir uma licença válida que comprove a aptidão para exercer a profissão;
  4. Comprovação salarial. O estrangeiro deverá provar que devido a sua habilidade excepcional, o seu salário era mais alto em relação aos outros profissionais da mesma área;
  5. Algum documento que possa comprovar que a habilidade tenha contribuído para alguma organização ou entidades governamentais;
  6. Apresentação de outros documentos que posam comprovar que o estrangeiro, realmente, tem a habilidade excepcional.

Dependendo da ocupação, o critério dos requisitos apresentados pode não servir. Nesse caso, o estrangeiro deve seguir apenas o item seis, apresentando documentos, diferentes dos exigidos, mas que comprovem a sua habilidade.

As profissões mais solicitadas são:

  • Engenheiros;
  • Médicos;
  • Dentistas;
  • Profissionais de TI;

É claro que outras profissões também podem tentar a obtenção do visto, porém, as citadas, são as que apresentam maior histórico de sucesso.

Conheça os processos de obtenção

Os processos para obtenção podem ser feitos de duas formas. O brasileiro pode ir até o consulado ou em escritórios direcionados para imigração norte-americana.

A segunda forma acontece quando o estrangeiro não está no Brasil, mas nos Estados Unidos. Ele deverá entrar com um pedido de mudança de status, onde o visto atual, geralmente turista, deverá ser modificado para residente.

O requerente deverá reunir o máximo de documentos que comprovem a sua capacidade profissional.

Diplomas, currículos, carteira de trabalho, carteirinha do conselho de classe e até cartas de recomendações. Se já tiver algum trabalho em vista nos Estados Unidos, pode ser interessante apresentar na hora da entrevista.

É bom salientar que a quantidade de documentos não é garantia de aprovação. Prefira apresentar apenas aqueles documentos que mostrem o quão você é capaz de trazer benefícios para o país.

A última etapa será a entrevista. Ela pode ser feita tanto no consulado quanto na imigração. Todas as etapas desse processo podem ter duração entre 18 até 20 meses. Tudo dependerá da época em que o visto for solicitado.

Se você tem interesse em tirar esse tipo de visto, não perca tempo. A imigração costuma liberar apenas 40 mil vistos Eb2 anuais, para o mundo todo. Pode parecer muito, entretanto a procura é grande e está crescendo a cada ano.

Vantagens de ter um visto de permanência

As vantagens de conseguir o visto Eb2 ou qualquer outro de permanência são um pouco óbvias. O estrangeiro poderá usufruir dos diversos direitos que todo cidadão norte-americano tem, tais como:

  • Ele será protegido pelas legislações locais;
  • Terá o direito de trabalhar e viver em qualquer região do país;
  • Poderá ter acesso aos sistemas educacionais;
  • Assistência médica;
  • Facilidade na compra de casa, carro ou apartamento;
  • Diminuição das taxas, como aquelas cobradas nas universidades;
  • Ajuda financeira do governo, quando necessário.

A lista apresentada foi uma pequena amostra das inúmeras vantagens que o Green Card pode trazer para o imigrante.

Toda a solicitação de visto pode ser feita de forma particular, porém, é sempre bom realizar com o auxílio de alguma empresa de assessoria para processo de imigração.

Faça da maneira correta e conquiste o sonho americano mais cedo do que imagina.

Caso ainda tenha duvidas, aproveite o espaço para comentário abaixo e entre em contato com a nossa equipe

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.