NR 12: Saiba mais sobre a sua importância

0

Devido ao grande número de acidentes trabalhistas decorrentes da operação inadequada ou falta de cuidados nos trabalhos realizados com máquinas, em 1978 o Ministério do Trabalho e Emprego criou a nr 12, que especifica uma série de cuidados a serem tomados durante toda vida útil do maquinário.

Em linhas gerais, essa norma regulamentadora trata de procedimentos de segurança em montagem e operação de máquinas e equipamentos de diversos tipos.

Quer conhecer melhor este normativo? Leia este artigo até o final e saiba tudo sobre a sua importância!

Qual a importância da NR 12?

De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE, o Brasil é o 4º país do mundo em número de acidentes de trabalho registrados. Nesse sentido, a nr 12 viria a contribuir com a diminuição desse alarmante dado.

Nesse normativo, podem ser verificados uma série de critérios para garantir a proteção do profissional que opera em todo tipo de maquinário, além de normas para a organização dos espaços de trabalho onde as máquinas e equipamentos estão dispostos.

De fato, na NR 12, podem ser encontradas normas específicas sobre dispositivos de segurança, tais como os de desligamento de máquinas.

Quanto aos tipos de acidentes que podem ser evitados com a aplicação das normas regulamentadoras específicas para máquinas, temos os esmagamentos, amputações, fraturas, entre outros.

Aplicação da NR 12

Na NR 12, podem ser encontrados todos os princípios e medidas de segurança específicas relacionados a maquinários, sua previsão vai muito além da forma de operar para a realização de um determinado trabalho, sua aplicação abrange a diversas outras etapas, listadas a seguir:

  • Transporte;
  • Montagem;
  • Instalação;
  • Ajuste;
  • Limpeza;
  • Manutenção;
  • Inspeção;
  • Desativação;

O objetivo central desse conjunto de medidas é evitar acidentes envolvendo o maquinário, garantindo a integridade física de operadores e de outros trabalhadores que ficam perto de máquinas.

É importante ressaltar que a NR 12 é aplicável tanto a máquinas novas, quanto a usadas, excetuando-se as que utilizam tração animal, as expostas em museus (objetos históricos) e os eletrodomésticos.

Conclusão

A NR 12 é muito importante pelo fato de contribuir para a melhoria das condições de trabalho, reduzir a exposição de trabalhadores ao perigo e também por diminuir os prejuízos das empresas com causas trabalhistas.

 

E ai caro leitor do blog, ficou interessado em fazer a aplicação da NR 12 na sua empresa? Agora que já conheceu melhor esse normativo, não perca essa oportunidade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.