10 benefícios do Açaí: veja como consumir de forma saudável!

0

O açaí é um queridinho dos brasileiros! Isso porque seus benefícios vão além do sabor irresistível. 

Por ser um dos frutos mais ricos quando o assunto é saúde, o açaí pode ser consumido de diversas formas. 

Popularizou-se por todo o Brasil quando os atletas passaram a consumir essa fruta, pelo seu valor nutricional e sabor.  Logo, foram criadas diversas formas de consumir essa iguaria – na tigela, com doces, sorvetes, como sucos e muito mais. 

Os efeitos positivos do consumo do açaí para a saúde são diversos, já que tem um grande valor nutricional. No entanto, essa fruta tem um alto teor calórico.

Por esse motivo, o acompanhamento de nutricionistas é necessário para saber como incluir no seu dia a dia de forma moderada. 

Veja os benefícios desta fruta e mais adiante no texto como consumi-la de forma saudável: 

 

Benefícios do Açaí 

Além de fornecer energia, o açaí oferece diversos pontos positivos para a saúde. 

Existem certas especulações sobre alguns benefícios deste fruto, porém todos que serão citados neste texto são comprovados por grandes estudos. Confira:

 

 Combate o envelhecimento

O açaí tem uma alta concentração de antioxidantes que reduzem a ação dos radicais livres e aceleram o desgaste celular no corpo todo.

Entre os antioxidantes estão: as antocianinas, que dão a cor arroxeada nessa iguaria. 

 

Funcionamento dos intestinos 

O açaí é rico em fibras, o que melhora o trânsito intestinal. Ajuda a regular o intestino e a evitar prisão de ventre e diarreias. 

 

Diminui o colesterol

Segundo um estudo na Universidade Federal do Pará, que comparou dois grupos de cobaias, o açaí ajuda a reduzir o LDL (colesterol ruim). 

Isso porque essa fruta é rica em fitoesteróis e antocianinas – a primeira compete com o colesterol na hora da digestão, diminuindo a absorção das moléculas prejudiciais, enquanto a segunda combate a oxidação do LDL  (o que evita a formação de placas nos vasos sanguíneos). 

 

Faz bem para o coração

Como já foi dito, essa iguaria é inimiga do colesterol ruim, e ainda tem substâncias que ajudam prevenir o endurecimento dos vasos (a aterosclerose). Isso controla a pressão alta e melhora circulação sanguínea. 

 

Previne doenças degenerativas

Um estudo realizado na Universidade de Adelaide, na Austrália, confirma que substâncias antioxidantes do açaí combatem o estresse oxidativo e reduzem o acúmulo da proteína chamada beta-amilóide. Esses dois fatores estão diretamente ligados a doenças degenerativas, como o Alzheimer. 

 

Reduz risco de câncer

O açaí combate os radicais livres no organismo, com suas substâncias antioxidantes. O consumo deste fruto pode evitar o câncer, já que pode reduzir a proliferação de células cancerosas, segundo pesquisas. 

 

Afasta a osteoporose 

Essa iguaria tem uma concentração de cálcio e potássio – o que ajuda na construção e nas renovações dos ossos, evitando a doença.

 

Fortalece o sistema imune

De acordo com pesquisadores do Departamento de Imunologia e Doenças Infecciosas da Universidade Estadual de Montana, nos Estados Unidos, o açaí contém uma substância chamada arabinogalactana que estimula a imunidade do organismo. 

Essa substância estimula a ação das células de defesa do organismo – o que melhora a sua eficácia e evita novas doenças. 

 

Ajuda na circulação 

Além de todos os benefícios que já contamos, o açaí tem propriedades que contribuem com o sistema circulatório,  prevenindo a formação de coágulos.

 

Evita Infecções 

Os antioxidantes do açaí são ótimos, como já podemos perceber. Mas… ainda não acabou! 

Essas substâncias aumentam a capacidade do corpo de combater infecções, elevando a possibilidade de defesa do organismo.

 

Como consumir o Açaí de forma saudável? 

Tudo em excesso faz mal, no caso do açaí não é diferente! 

É recomendado que o consumo do açaí seja moderado (entre 100 e 200 gramas e apenas algumas vezes por semana). 

A forma mais saudável de consumir a fruta é em sucos e vitaminas ou consumir o açaí natural na tigela. 

Uma ótima maneira de consumir o açaí é adicionar acompanhamentos – como água de coco, frutas, shakes protéicos, entre muitos outros.  

Se o fruto for o seu pré treino, é indicado consumi-lo cerca de uma hora antes do treino para garantir energia. 

 

Qual açaí escolher?

Atualmente há diversas opções de açaí no mercado. O mais legal é que você encontra o mesmo produto de maneiras diferentes para consumir este fruto!

Sorvetes de picolé, puro ou com guaraná, açaí de corte, entre outros. Algumas opções já vêm com o sabor da fruta que deseja de acompanhamento ou que já acompanham a granola, por exemplo.  

Por ser um produto muito popular, é preciso ter cuidado na hora da compra! 

O ideal é procurar por marcas de qualidade que ofereçam açaí de verdade. Ainda há os lugares que vendem o fruto puro, ideal para a saúde, porém menos prático no dia a dia. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.