Coronavírus: medo gera corrida por oxímetro, aparelho que mede nível de oxigênio no sangue

0

 

Depois de muita pesquisa, foi descoberto que uma das consequências trazidas pela COVID-19, aos pacientes que apresentam sintomas do coronavírus é a queda do oxigênio no sangue. Desde então, as pessoas têm se questionado: como medir o nível de oxigênio do sangue? O aparelho que realiza esse procedimento é o oxímetro.

 

Sabendo disso, assim como ocorreu com a cloroquina, máscaras, álcool gel, a busca pelo oxímetro têm crescido significativamente no mercado. Por isso, neste texto, vamos explicar como medir o nível de oxigênio do sangue, quais são as opções de oxímetro, o que é o oxímetro de pulso e se o oxímetro digital realmente funciona

 

Como funciona o oxímetro? Como medir o nível de oxigênio do sangue?

O oxímetro já é comumente utilizado por pacientes que tenham qualquer tipo de problema pulmonar ou respiratório. É um aparelho hospitalar que tem capacidade de medir a saturação de oxigênio no sangue e detectar rapidamente qualquer mudança do transporte do oxigênio as demais partes do corpo, como coração, pernas e braços.

 

O teste é rápido, não invasivo e indolor. O resultado sai rapidamente e é bastante eficiente, pois os médicos utilizam-no para identificar a necessidade de uso de medicamentos ou cuidados mais avançados.

 

O oxímetro digital realmente funciona?

Só para que você possa entender, o nível ideal é de 95% a 100%, abaixo de 93% já é gerado uma notificação de que seu sistema respiratório pode estar sendo comprometido.

 

Isso foi uma forma recomendada, por um médico americano, que aponta que muitos pacientes não apresentam sintomas ou quando apresentam já estão bastante comprometidos pelo vírus. Esse acompanhamento, durante duas semanas, após a confirmação da doença, é extremamente importante, uma vez que pode lhe mostrar exatamente como o seu organismo está funcionando, além dos sintomas apresentados.  

 

É considerado um aparelho hospital muito eficiente e a pouca diferença que ele pode fornecer é de até 2%. Portanto, suponhamos que a sua saturação dê 90%. Isso significa, que você pode estar com 88% até 92%, já contabilizando essa pequena diferença.

 

O que é oxímetro de pulso?

 

Existem algumas formas de medir o nível de oxigênio do sangue no corpo humano, podendo ser através do oxímetro de dedo (ou oxímetro de pulso, como é popularmente conhecido) ou do lóbulo da orelha. 

 

O oxímetro de dedo (ou oxímetro de pulso), assim como o do lóbulo da orelha, envia dois comprimentos de luz através do dedo para descobrir a taxa de pulso e também a quantidade de oxigênio que há no seu sistema vascular.

 

Quando utilizar o oxímetro de pulso?

Geralmente, esse aparelho hospitalar é utilizado em algumas situações pontuais, como: durante ou após a cirurgia, ou procedimentos que usam sedação; quando pacientes estão tomando remédios controlados para problemas pulmonares; em casos onde o paciente possui doenças respiratórias crônicas e precisa de acompanhamento para identificar necessidade de ventilação; especialmente, para identificar se a respiração está dentro dos padrões normais durante o período de sono.

 

Há outros momentos que o oxímetro e medição do oxigênio no sangue se torna recorrente, que são: em ataques e insuficiência cardíaca, doença pulmonar obstrutiva crônica, anemia, câncer de pulmão, asma ou pneumonia; que são casos onde há comprometimento das condições e níveis de oxigenação no sangue.

 

Um ponto positivo da utilização do oxímetro de pulso, por exemplo, é que o aparelho hospitalar pode ser útil tanto para uma medição rápida, somente para a pessoa averiguar se momentaneamente está dentro dos padrões. Como também, em ocasiões mais específicas, no caso de apneia do sono, onde médicos pedem que os pacientes controlem o oxigênio durante todo o período de sono.

Informações importantes sobre o oxímetro

Como pode-se notar, o oxímetro pode salvar vidas, especialmente, durante uma pandemia, onde muitas pessoas estão correndo o risco de serem contaminadas e contaminar terceiros. Porém, é importante que este aparelho seja de qualidade, para que traga os resultados mais precisos possíveis.

 

Assim como qualquer outro aparelho, termômetro, aparelho de medição de pressão arterial, medição de diabete, o oxímetro pode trazer taxas errôneas nos seguintes casos:

 

  • Aparelho sem a devida qualidade;
  • Em caso de medição em movimentação excessiva;
  • Quando a sonda sair da posição correta do lóbulo da orelha ou dedo;
  • Quando é feito em um ambiente com luz ambiente; ou
  • O paciente utiliza-se em cima de esmalte.

 

Seguinte todas as recomendações, o oxímetro pode ser um grande aliado de pacientes em isolamento social e em tratamento da Covid-19. 

Exames médicos  ocupacional clique e conheça!

Caso queira entender, quais são os modelos de oxímetro que tem disponível no mercado, clique aqui para acessar nosso site:

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.