Dicas para escolher o melhor sofá para sua sala

0

O sofá é um objeto que se destaca em qualquer ambiente em que precise ser usado, sendo um ambiente interno ou externo. Atualmente existem inúmeros modelos de sofás disponíveis no mercado, por isso é importante definir qual será sua finalidade, buscando unir conforto, praticidade, e estética.

Defina o ambiente que será ocupado

O ambiente definido por você é um fator importante para a escolha do tamanho de seu sofá, para que o espaço não fique apertado ou carregado com uma peça grande, prejudicando os elementos que compõem o ambiente ou atrapalhando passagens como portas e circulação em seu espaço físico.

Determine o tamanho de seu sofá e sua densidade

A escolha do tamanho do sofá que deseja inserir no seu espaço é um fator importante, o ideal é anotar as medidas do cômodo desejado para não ter erros de circulação, lembrando que o ideal para circulação é deixar 0,80 para passagens. 

 

Os sofás de dois lugares costumam medir em torno de 160 centímetros e de três lugares em torno de 200 centímetros.

 

A densidade indicada para um sofá com firmeza e ao mesmo tempo

maciez são espuma com densidade de 28 e 33, são as mais utilizadas. Sofás com

densidades mais baixas correm o risco de ficarem menos consistentes e desgastar

em pouco tempo.

Escolha o modelo que deseja de acordo com sua necessidade

Um ponto importante que não podemos esquecer é qual finalidade do seu sofá. Se é para descanso, decoração, ou lazer. Atualmente existem diversos modelos de sofás no mercado, por isso é importante definir o seu uso. Para uma sala de televisão geralmente deseja-se um sofá confortável e retrátil para ser ocupado por duas ou mais pessoas, para sala de estar a proposta é de um sofá para receber visitas, portanto para pouco uso, e para áreas externas o indicado são sofás mais duráveis de fibra sintética e tecidos laváveis.

 

Também há modelos disponíveis para uso em ambientes comerciais, como para clínicas médicas que necessitam de sofá fixo ao mesmo tempo confortável e com tecido de fácil limpeza como o corino.

Os modelos mais comuns disponíveis no mercado são:

Sofá retrátil ou reclinável: Esse modelo tem a vantagem de se adaptar ao seu momento e necessidade, com a opção de poder aumentar seu assento e inclinar seu encosto; geralmente é um pouco maior em comparação aos outros modelos, deixando livre a escolha da posição, seja para ler um livro ou relaxar vendo um filme.

 

Sofá fixo: Essa opção é mais comum e tradicional, a maioria das pessoas optam por esse modelo, possui encosto e assento fixo, e se encaixa fácil em qualquer ambiente, pelo fato de serem menores.

 

Sofá cama: Esse modelo é indicado para pessoas que possuem pouco

espaço, como quem mora em uma kitnet ou flat, sua vantagem é que pode servir

como sofá ou  cama conforme a inclinação do encosto no nível do assento,

comporta até duas pessoas, dependendo do espaço disponível do ambiente  e

da sua necessidade.

 

Sofá de canto: Utilizado para comportar mais pessoas que os modelos anteriores, conhecido como nome popular ‘’sofá em L’’, pois ele molda seu espaço fazendo um formato em L, deixando pessoas mais próximas das outras, sua vantagem é facilitar a interação das pessoas pelo fato de ficarem mais próximas. Seu diferencial e a quantidade de lugares disponíveis, podendo variar de quatro ou mais lugares, e com a opção de ser retrátil.

 

Os sofás Elyte dispõe de ótimas opções para escolha de sofás, onde você encontra diversos modelos com diferentes estruturas e materiais, como o sofá Ares para cantos, que possui linhas retas e um estilo moderno para combinar com seu ambiente.

Defina o modelo de acordo com seus móveis

Para definir o modelo utilizado é recomendado assemelhar com os objetos decorativos e móveis de seu ambiente, combinando os estilos utilizados,como tapetes, persianas e objetos decorativos.

Para concluir

Entendemos que um sofá é um objeto importante, de investimento alto e que se espera durabilidade, portanto a análise de sua função e o planejamento do espaço, são imprescindíveis para não errar no modelo, estrutura e forração. Buscar a orientação de um profissional de decoração pode lhe ajudar a otimizar espaços e não errar na decoração.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.