O que é um oxímetro de pulso e como saber se tenho o Covid-19?

0

Até recentemente, a menos que você trabalhasse na área da saúde, provavelmente nunca ouvira falar de um oxímetro de pulso. Mas alguns países passaram a orientar que  “todas as pessoas com tosse, fadiga e febre também deveriam ter monitoramento por oxímetro de pulso, mesmo que não tenham sido testados para vírus”.  

O que é isso?

Apertando com muito cuidado a parte carnuda da ponta do dedo e iluminando sem dor, o dispositivo detecta sua pulsação e a porcentagem de seus glóbulos vermelhos que transportam oxigênio ou oxigenação no sangue.

 

É útil para quem tem ou há suspeita de ter coronavírus. Pacientes norte-americanos, por exemplo, com sintomas leves de Covid-19 estão sendo mandados para casa com um desses.

 

Geralmente, níveis de oxigenação no sangue perigosamente baixos estão associados à respiração difícil até o ponto em que é difícil falar  frases completas. Com o coronavírus, no entanto, este não é necessariamente o caso. Os pacientes do Covid-19 podem estar “respirando razoavelmente confortavelmente, mas a saturação de oxigênio é muito menor do que esperávamos”, dizem os especialistas.

Produtos médicos clique e conheça !!

Preciso ter um?

Se você não foi diagnosticado com Covid-19 ou não se suspeita dele, os oxímetros de pulso em casa não são necessários. Isso é particularmente verdade se você não tiver sintomas de coronavírus, como problemas respiratórios, tosse intensa ou dor no peito, e não tiver estabelecido uma linha de base.

 

Sem saber o que é normal para você, é difícil saber se seus números são preocupantes. Enquanto 95% a 100% é normal para a maioria das pessoas saudáveis, médicos ressaltam que alguém com doença pulmonar crônica pode estar em 92% “em um bom dia”. 

 

O ideal é ligar para o seu médico se o número estiver em tendência de baixa ao longo do tempo e cair para 92% ou menos, especialmente se você estiver apresentando outros sintomas respiratórios.

 

Além disso, a leitura não é particularmente útil por si só. Ele não pode substituir uma visita ou uma consulta com o médico, que pode avaliar todos os seus sintomas e como eles se relacionam com as condições médicas subjacentes que você tem, explicam os especialistas.

 

Entre as desvantagens do uso de um oxímetro de pulso em casa está o potencial para o aumento da ansiedade como resultado de verificações frequentes. Pior, porém, é a possibilidade de você ignorar os sintomas físicos que são acompanhados por um nível de oxigênio com aparência normal. 

 

Independentemente do que o seu oxímetro de pulso mostre, você ainda deve ligar para o seu profissional de saúde se tiver falta de ar grave, dor no peito, tosse implacável ou febre alta. Afinal, nada substitui uma consulta com um profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.